Subscribe:

quarta-feira, 13 de junho de 2018

Benefícios do Tamarindo



Apesar de não ser tão popular assim no Brasil, não dá para negar os benefícios do tamarindo, conforme você verá na lista a seguir, que também mostra suas propriedades e para que serve o alimento.

Propriedades Nutricionais do Tamarindo
Ele contém cinco calorias a cada frutinha ou 239 calorias, com 62,5 g de carboidratos, 2,8 g de proteínas, 0,6 g de gorduras e 5,1 g de fibras por porção de 100 g, e é fonte de fibras, proteínas, potássio, ferro, cálcio, magnésio, fósforo, vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina C.

15 Benefícios do Tamarindo – Para Que Serve e Propriedades
Veja a seguir como o tamarindo pode ajudar sua saúde e boa forma:

1 – Sistema digestivo
O tamarindo é considerado um laxante natural, o que ajuda as pessoas que sofrem com intestino preso. As fibras presentes na fruta fazem com que as fezes se movimentem de maneira mais fácil pelo trato intestinal, além de estimularem o suco gástrico, o que acelera a digestão.

O alimento também tem ação estimulante para a bile, o que ajuda a comida ingerida a ser dissolvida de maneira mais rápida. E por mais estranho que pareça, apesar de sua ação laxativa, estudos também já mostraram que o tamarindo pode ajudar no tratamento de diarreia crônica.

2 – Saúde do coração
Graças às suas fibras, potássio e vitamina C é que a fruta faz bem à saúde do coração. O seu consumo está associado à diminuição da pressão arterial e dos níveis de colesterol no sangue.

3 – Previne a anemia ferropriva
Por ser uma boa fonte de ferro, o tamarindo pode ajudar na prevenção contra a anemia ferropriva, que é desenvolvida pela deficiência de ferro no organismo. Só é preciso ter cuidado para não exagerar e não acabar ganhando doses em excesso de ferro no corpo, o que origina outra doença, a hemocromatose.

4 – Circulação
O fato do alimento possuir ferro em sua composição faz com que a melhoria da circulação também seja um dos benefícios do tamarindo. É que ao ter uma boa dose de ferro no organismo, também há a garantia de que haverá a taxa adequada dos glóbulos vermelhos do sangue, que são responsáveis pela circulação de oxigênio para as diversas partes do corpo.

5 – Função nervosa
A fruta fornece vitaminas do complexo B, entre elas a tiamina – ou vitamina B1 – que é responsável por melhorar a função nervosa.

6 – Perda de peso
Podemos afirmar que um dos benefícios do tamarindo é a perda de peso porque ele também é fonte de fibras. Esses nutrientes contribuem com a promoção da sensação de saciedade ao organismo, o que ajuda no controle do apetite, algo importante para quem desejar enxugar os quilinhos em excesso.

Além disso, o alimento contém uma substância chamada ácido hidroxicítrico (HCA, sigla em inglês), que já foi associada ao efeito de inibição de uma enzima que colabora com o armazenamento de gordura. No entanto, ainda é preciso que mais pesquisas científicas comprovem esse indício.

7 – Controle do diabetes
Sabe aquela enzima que a gente viu no tópico anterior que o tamarindo pode inibir? Então, ao fazer isso, a fruta também limita a absorção de carboidratos que podem ser convertidos em gordura e açúcar. Para quem tem diabetes isso é benéfico porque ajuda a evitar o descontrole nos níveis de glicose no sangue.

8 – Ação anti-inflamatória
Outro dos benefícios do tamarindo é possuir uma ação anti-inflamatória, tanto que ele é utilizado na preparação de remédios fitoterápicos (feitos à base de ervas) que combatem a inflamação. Portanto, podemos dizer que a fruta pode ajudar no tratamento de irritação nos olhos, gota, artrite e condições reumáticas.

9 – Prevenção da pelagra
A pelagra é uma doença que traz consigo sintomas como diarreia, demência, artrite e insônia e que aparece devido à deficiência de niacina – vitamina B3 – que é justamente uma das vitaminas encontradas na fruta.

10 – Sistema imunológico
Por trazer vitamina C e ter efeito antioxidante, o tamarindo faz bem ao sistema imunológico e previne o organismo contra problemas de saúde relacionados a infecções trazidos por fungos e micróbios.

Ele também possui ação antisséptica e antimicrobiana, que reduzem a incidência de parasitas no corpo. A fruta também é antibacteriana e age contra bactérias que trazem a pneumonia e infecções na pele.

11 – Fonte de ácido fólico
Outro nutriente encontrado no alimento é o ácido fólico – também conhecido pelos nomes de folato e vitamina B9– uma componente indicado especialmente para mulheres grávidas, já que colabora com a divisão celular e o crescimento rápido na infância e durante a gestação.

A deficiência de ácido fólico no organismo das futuras mamães pode resultar no nascimento de bebês abaixo do peso, além de trazer problemas ao tubo neural – que é a estrutura que originará o cérebro e a medula espinhal da criança.

12 – Saúde dos rins
O potássio encontrado no alimento ajuda na eliminação de substâncias tóxicas dos rins, o que é bastante importante para a saúde dos órgãos.

13 – Cabelo e pele
Já vimos que o tamarindo é fonte de vitamina C. E esse nutriente estimula a produção de colágeno, uma proteína importante para o cabelo e a pele. Ele ainda traz a vitamina A, uma substância que ajuda a manter o cabelo hidratado.

14 – Combate à insônia
Um dos minerais presentes no alimento é o magnésio, que está ligado à melhoria da qualidade, duração e tranquilidade do sono, o que contribui com o combate à insônia para as pessoas que sofrem com o problema.

15 – Músculos
A tiamina presente na fruta auxilia também o processo de desenvolvimento muscular. Ela ainda é fonte de proteínas, que são essenciais na reparação e construção dos músculos.

E por mais que não seja uma quantidade tão expressiva – são 0,06 g por unidade e 2,8 g a cada 100 g- para quem deseja o crescimento de massa muscular, é sempre bom adicionar alimentos que contenham doses do nutriente para acompanhar uma refeição completa com maior nível proteico.

O lado ruim do tamarindo
Nem só de benefícios vive o tamarindo, também é preciso tomar cuidado com o seu consumo, principalmente se ele for feito em excesso, para evitar alguns problemas de saúde. Um deles é a baixa pressão arterial que a fruta promove. Se baixar a pressão pode ser positivo para quem sofre com pressão alta, para quem possui pressão baixa, o efeito se torna um malefício.

O alimento também age como um diluidor de sangue, tornando-o mais fino, o que pode atrapalhar a diminuição do sangramento, caso algum acidente ocorra. Por isso, para quem toma aspirina ou algum remédio que promove a diluição do sangue, é importante não exagerar no consumo de tamarindo.


Leia mais http://www.mundoboaforma.com.br/15-beneficios-do-tamarindo-para-que-serve-e-propriedades/#RvzMkuSxxG0C8XIo.99



0 comentários: