Subscribe:

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Auriculopuntura - Acupuntura Auricular

Auriculopuntura ou Acupuntura auricular é uma especialidade da Acupuntura que tem como foco do tratamento o pavilhão auricular. Existem mais de 200 pontos de acupuntura na orelha. Os princípios da Auriculopuntura são associados aos conhecimentos que fundamentam a prática da medicina tradicional chinesa: o estudo dos meridianos de energia; a teoria de yin yang; a teoria dos cinco elementos; e a teoria dos órgãos zang fu. Na acupuntura focada na orelha as diversas regiões ou pontos podem ser estimuladas de diversas maneiras, como através de agulhas colocadas por 20 a 30 minutos, ou pequenas agulhas semi-permantentes que podem permanecer por até 5 dias. 





Auriculoterapia Chinesa

 A Auriculoterapia Chinesa é baseada nos conceitos filosóficos milenares da cultura chinesa, aonde se faz a relação entre o macrocosmos e o microcosmos e os princípios da natureza. Tratamento para disfunção e dor através de estímulos na orelha externa.

  A auriculoterapia trata disfunções orgânicas e promove analgesia através de estímulos em pontos reflexos localizados na orelha externa. Os chineses a consideram como originária de seus estudos de acupuntura; os franceses como resultado de pesquisas realizadas na França. Os termos acupuntura auricular e auriculopuntura estão mais vinculados à prática de auriculoterapia na China, enquanto que o termo auriculoterapia está intimamente relacionado aos estudos franceses. O importante, no entanto, é sabermos que a orelha externa já era usada para tratamento na Grécia antiga, por Hipócrates, o pai da Medicina, cerca de cinco séculos antes da era cristã. Portanto a auriculoterapia já era praticada na antigüidade, tanto no mundo oriental quanto no mundo ocidental. Escola Chinesa A Escola Chinesa de Auriculopuntura está relacionada aos estudos de acupuntura sistêmica. Um histórico resumido da acupuntura e de seu desenvolvimento na China pode ser encontrado no livro de Tom Sintam Wen, intitulado Acupuntura clássica chinesa, publicado em 1999. Nas publicações que seguem a Escola Chinesa, encontra-se o estudo da auriculopuntura relacionado às quatro teorias fundamentais da acupuntura: as teorias yin-yang, zang-fu, dos cinco elementos e dos meridianos.


A Escola Chinesa divulga a existência de mais de 200 pontos na orelha externa (frente e dorso) e alguns tratamentos de acupuntura sistêmica (pressão alta, por exemplo) utiliza a orelha como parte do tratamento sistêmico para a disfunção. O resultado são modificações na combinação altura/peso, melhorando a auto-estima e promovendo o bem-estar daqueles que reeducam seu relacionamento com os alimentos e com o modo de alimentar.

Benefícios

A auriculoterapia pode auxiliar o tratamento de inúmeros problemas de caráter emocional ( insônia, depressão, ansiedade) e também físicos como dores em geral, problemas no sistema digestório, respiratório , muscular , cardiovascular. A estimulação das áreas reflexas pode ser feita através da: - Inserção de agulhas filiformes pequenas, durante 10 a 30 minutos dependendo do tratamento. - Inserção de agulhas intradérmicas que podem permanecer na orelha por 5 dias. - Sementes de algumas plantas sendo as mais usadas sementes de mostarda, vão estimular o ponto através de pressão/massagem. Podem permanecer no pavilhão auricular até 7 dias. - Esferas magnéticas com funcionamento semelhante ao das sementes. Os benefícios da auriculoterapia: - Melhora estados depressivos; ansiedade e stress; - melhora a insônia; - Aumenta a energia vital e reduz o cansaço físico e /ou psicológico; - Alivio da dor - Ajuda nos tratamentos de emagrecimento, - Ajuda a eliminar o vício do tabaco; - Harmoniza a energia do organismo e restabelece o circuito energético nos meridianos = Saúde;

 *Jamais interrompa seu tratamento convencional Siga sempre a orientação do profissional de saude adequado ao seu problema.

0 comentários: