Subscribe:

domingo, 17 de julho de 2016

A importância de sentir saudade




Quando amamos, queremos estar o tempo todo ao lado da outra pessoa. Esse amor pode ser pela sua esposa, pelo seu marido, amor de família, amor de amigo, e muitos outros. Se o seu coração decide se entregar, parece que nada é melhor do que estar ao lado da pessoa amada. Bom, o seu coração tem razão até certo ponto.

Estar perto de quem amamos desperta muitos processos motivacionais psicológicos associados ao bem estar, à segurança e ao prazer. A proximidade também ativa processos fisiológicos que fazem bem ao corpo. Não obstante, sentir saudade tem as suas vantagens, e essa sensação pode ser até mais produtiva e necessária do que estar sempre ao lado da pessoa amada.

Existem grandes motivos psicológicos pelos quais você deveria ficar mais tempo longe de quem ama. Isso não quer dizer que você deva se distanciar quando já tem planos de estar com a outra pessoa, simplesmente significa que, quando estiver sozinho, ou tiver a oportunidade de ficar um tempo com você mesmo ou com novas pessoas, aproveite para sentir saudade das pessoas amadas e, assim, colocar em prática os 3 processos abaixo que vão melhorar as suas relações interpessoais.

1. Reforce o vínculo com as pessoas queridas

O tempo que você passa longe das pessoas amadas é tão importante como o tempo que você passa ao lado delas para construir uma relação sólida baseada no amor, e não na dependência. Quando você sente saudade e quer estar próximo da pessoa amada, o seu cérebro reforça a ideia de bem estar e segurança. Se você se sente vulnerável ou levemente triste quando a outra pessoa não está ao seu lado, é um bom sinal. Sua mente associa automaticamente a presença do outro a um bom estímulo e isso faz com que o reencontro seja muito mais feliz que o simples costume de ver a outra pessoa.

Quando estamos longe de quem amamos e acessamos a sensação da saudade no nosso interior, permitimos que nosso cérebro realize uma função natural para ele: embelezar e aprimorar a ideia do outro por meio da memória e, assim, procurar uma forma de recuperar a outra pessoa e a manter próxima. Desta forma, se ativam a motivação e o desejo, sem que você se dê conta.

Em outras palavras, quando você está longe de quem ama, tudo te lembra a outra pessoa, e isso permite que o seu vínculo com ela fique ainda maior.

2. Permite que você cuide do seu mundo interior

Da mesma forma como a vida faz sentido pelas profundas relações de amor que estabelecemos com as pessoas queridas, e a sua relação com elas é um dos eixos que mantém o seu equilíbrio emocional, estar sozinho é tão importante quanto estar ao lado delas para o seu bem estar psicológico.

Se você somente se sente feliz perto dos outros, isso quer dizer que você é uma pessoa muito emocional e empática, mas também que corre o perigo de sempre depender dos outros. O seu mundo interior é um lugar sagrado que deve ser cultivado para alcançar harmonia. Quando você sente saudade dos outros, tem a oportunidade de ’preencher’ esse vazio gerado pela ausência com momentos de felicidade de você para você.

3. Te fortalece

Quando você sente falta das pessoas amadas, está fora da sua zona de conforto, se sente nostálgico, triste e, talvez, perdido. Ótimo! Isso quer dizer que há todo um novo mundo ao seu redor te desafiando para que você consiga se adaptar e desenvolver novas habilidades. Se a pessoa em quem você sempre confia não está próxima, aproveite esta oportunidade para crescer, criar novos vínculos e explorar novos e desconhecidos territórios. Isso te fortalece emocional e mentalmente.

Sentir saudade não é sinônimo automático de tristeza. Se, ao invés de pensar assim, você começar a explorar todas as vantagens que a distância pode oferecer, você encontrará não apenas paz interior para enfrentar o desafio de estar longe, como também vai se apropriar de valiosas ferramentas psicológicas que te ajudarão a crescer emocionalmente para poder estruturar relações mais saudáveis, sólidas e duradouras.

Agora que você já sabe, quando as pessoas queridas não estiverem por perto, aproveite esta oportunidade para melhorar a sua relação com elas. Desta forma, o abraço do reencontro será mais forte e muito mais acolhedor.

Ref: http://pensadoranonimo.com.br/

0 comentários: