Subscribe:

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Glossário





Arquéia. Complemento divino e chama gêmea (polaridade feminina) de um arcanjo.

Corpos do homem

Os quatro corpos inferiores – físico, emocional, mental e etérico – são invólucros com frequências distintas que revestem a alma,. Atuam como veículos para a jornada da alma no tempo e no espaço. O revestimento etérico, que possui a vibração mais elevada, é a porta de acesso aos três copos superiores, o Cristo Pessoal, a Presença do EU SOU e o Corpo Causal. Veja também a imagem do seu Eu Divino, corpo etérico, corpo mental e corpo físico.

Chama divina. A chama de Deus; o fogo sagrado; a identidade, ser e consciência de Deus como o núcleo de fogo branco do ser. Moisés declarou: “Pois o Senhor teu Deus é fogo que consome”. Onde quer que a chama de Deus seja invocada pela sua descendência, o fogo sagrado desce para consumir (transmutar pelo seu fogo branco e a ação do Sétimo Raio, a chama violeta) tudo que difere Dele. Do fogo sagrado de Ahura Mazda revelado por Zaratustra, ao batismo “de fogo” de Jesus pelo Espírito Santo, passando pela percepção dos apóstolos do teste pelo fogo e pela chama eterna das sete luzes dos hebreus, todas as crianças do Ser Único que desejam retornar à chama têm reverenciado a flamejante Presença de Deus e O contemplado em plena glória da Shekhinah. Em seus corações, aceitam a realidade de Sua promessa à alma, a noiva que está à Sua espera: “Pois eu, diz o Senhor, serei para ela um muro de fogo em redor, e eu mesmo serei, no meio dela, a sua glória”. (Dt. 4:24; Mt. 3:11, 12; I Co. 3:13-15; I Pe. 1:7; Êx. 25:31-40; 37:17-24; Zc. 2:5.)


Chama gêmea. A contrapartida masculina ou feminina do espírito, concebida a partir do mesmo corpo de fogo branco, o ovóide ígneo da Presença do EU SOU.



Chama Trina. A centelha divina; também denominada chama do Cristo e chama da liberdade. A chama trina é, literalmente, a centelha de fogo sagrado do próprio coração de Deus. É o ponto de contato da alma com a Origem Suprema da vida. É ancorada na câmara secreta, ou oculta, do coração (Sânscrito Ãnanda-Kanda, a ‘raiz da alegria’). Possui três “plumas” que encarnam os três atributos primários de Deus e correspondem à Trindade. A pluma azul (no lado esquerdo) manifesta o Poder de Deus e corresponde ao Pai. A pluma amarela (situada no centro) encarna a Sabedoria de Deus e corresponde ao Filho. A pluma cor-de-rosa (à direita) é a expressão do Amor de Deus e corresponde ao Espírito Santo. Ao acessar o Poder, Sabedoria e Amor da Divindade ancorados na sua chama trina, você pode cumprir a razão da sua existência. Veja também A Imagem do seu Eu Divino. (Veja Mark e Elizabeth Clare Prophet, A Ciência da Palavra Falada.)



Chohan. Senhor ou mestre, chefe. Cada um dos sete raios possui um Chohan que focaliza a consciência crística desse raio, que é, na verdade, a lei do raio governando o seu uso correto no homem. Todo Chohan é um Mestre Ascenso.

Tendo encarnado e demonstrado a lei do raio ao longo de inúmeras encarnações e recebido iniciações antes e depois da ascensão, ele, ou ela, é indicado ao cargo de Chohan pelo Maha Chohan, o “Grande Senhor”. O Maha Chohan é o representante do Espírito Santo em todos os raios.



Corpo emocional. Um dos quatro corpos inferiores do homem, corresponde ao elemento água e ao terceiro quadrante da matéria; o veículo dos desejos e sentimentos de Deus manifestados no homem. Também denominado corpo astral, corpo do desejo e corpo dos sentimentos.



Corpo etérico. Um dos quatro corpos inferiores do homem, corresponde ao elemento fogo e ao primeiro quadrante da matéria; designado como o envelope da alma, carrega a matriz do plano divino e a imagem da perfeição crística que deve ser manifestada no mundo da forma. É também chamado corpo da memória. Sanat Kumara anunciou, em 1985, que a Terra recebera um novo invólucro etérico, contendo o registro e a matriz do plano divino original do planeta e que a oportunidade de o mundo conhecer novamente uma idade de ouro jamais fora tão grande.



Corpo físico. O mais denso dos quatro corpos inferiores do homem; corresponde ao elemento terra e ao quarto quadrante da matéria; é o veículo da alma para sua permanência na Terra e o foco para a cristalização na forma das energias dos corpos etérico, mental e emocional.



Corpo Mental. Um dos quatro corpos inferiores do homem, corresponde ao elemento ar e ao segundo quadrante da matéria; o corpo destinado a ser o veículo, ou receptáculo, para a Mente de Deus ou para a Mente de Cristo. “Deixai que esta Mente [Universal] esteja em vós, assim como esteve também em Cristo Jesus”. Até que ascenda, seja acelerado, esse corpo continua a ser o veículo da mente carnal, comumente chamada de corpo mental inferior, em contraste com o Corpo Mental Superior, sinônimo de Cristo Pessoal ou consciência crística. (Fp. 2:5.)



Cristo Pessoal. O foco individualizado do “unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade”. O Cristo Universal individualizado como a verdadeira identidade da alma; o Eu Verdadeiro de todo homem, mulher e criança ao qual a alma precisa se elevar. O Cristo Pessoal é o mediador entre o homem e Deus. É o Instrutor pessoal, Mestre e Profeta, que oficia como Sumo Sacerdote diante do altar do Santo dos Santos (a Presença do EU SOU) do templo, construído sem as mãos, de todo homem. O advento da percepção universal do Cristo Pessoal pelo povo de Deus na Terra é previsto pelos profetas como a descida do Senhor Nossa Justiça, também denominada Renovo, nesta Era Universal. Quando uma pessoa alcança a plenitude da identificação da alma com o Cristo Pessoal, ela se torna um ser crístico, ou ungido, e o Filho de Deus é visto brilhando através do Filho do homem. (Jo. 1:14; Is. 11:1; Jr. 23:5, 6; 33:15, 16; Zc. 3:8; 6:12. Veja Elizabeth Clare Prophet, Os Ensinamentos Ocultos de Jesus.)



Fogo Sagrado. O fogo da Kundalini, que permanece como a serpente enroscada no chakra da base (Muladhara) e eleva-se, pela pureza espiritual e mestria pessoal, até o chakra da coroa, acelerando os centros espirituais existentes entre ambos. Deus, luz, vida, energia, o EU SOU O QUE EU SOU (“I AM THAT I AM”). “O nosso Deus é um fogo consumidor”. O fogo sagrado é a precipitação do Espírito Santo para o batismo das almas, para a purificação, alquimia e transmutação, bem como para a realização da ascensão, o ritual sagrado de retorno ao Um. (Hb. 12:29.)



Grande Fraternidade Branca. Ordem espiritual de santos do Ocidente e adeptos do Oriente que já se reuniram com o Espírito de Deus vivente e que compõem as hostes celestiais. Transcenderam os ciclos do carma, renasceram e celeraram em direção à realidade mais elevada que é a morada eterna da alma. Os Mestres Ascensos da Grande Fraternidade Branca, unidos pelos mais elevados propósitos da irmandade de homens sob o comando da Paternidade de Deus, elevaram-se em todas as eras, culturas e religiões para inspirar realizações criativas na educação, nas artes e nas ciências, governo divino nas nações e vida abundante em suas economias. O termo branca” refere-se à aura (halo) da luz branca que circunda suas formas. A Fraternidade também inclui em suas fileiras certos chelas nãoascensos dos Mestres Ascensos. Jesus Cristo revelou essa ordem celestial de santos vestidos de branco” ao seu servidor João, no Livro do Apocalipse. Veja também Hierarquia cósmica. (Ap. 3:4, 5; 6:9-11; 7:9,13, 14; 19:14.)



Imagem do seu Eu Divino. Existem três figuras representadas nessa imagem, às quais denominamos figura superior,do meio e inferior. Estão relacionadas com a Trindade cristã: a figura superior corresponde ao Pai, que é unido à Mãe; a figura do meio corresponde ao Filho e a inferior ao templo do Espírito Santo. Referimo-nos a Deus Pai-Mãe
como a Presença do EU SOU. É o EU SOU O QUE EU SOU que Deus revelou a Moisés e individualizou para cada um de Seus filhos. A Presença do EU SOU é circundada por sete esferas concêntricas de luz da cor do arco-íris. Esse conjunto forma o Corpo Causal, local de comando da sua Presença do EU SOU. No Budismo, ele é denominado Dharmakaya, o corpo do Legislador (a Presença do EU SOU) e da Lei (o Corpo Causal). As esferas do seu Corpo Causal
são planos sucessivos da consciência de Deus que compõem o seu mundo celestial. São as “muitas mansões” da casa do Pai, onde “ajuntais tesouros no céu”. Seus tesouros são suas palavras e obras dignas do Criador, os pensamentos e sentimentos construtivos, suas vitórias pelo que é correto e as virtudes que você desenvolveu para a glória de Deus. Quando você exercita seu livre-arbítrio com critério, usando diariamente as energias de Deus com amor e harmonia, essas energias automaticamente sobem para o Corpo Causal. Elas acrescentam “talentos” à sua alma, os quais podem ser multiplicados quando você as utilizar para o bem, vida após vida. Santo Cristo Pessoal. A figura do meio representa o Filho Unigênito de Deus Pai-Mãe, o Cristo Universal. É o seu Mediador pessoal, o advogado da sua alma diante de Deus. É o seu Eu Superior, a quem chamais apropriadamente de amado Santo Cristo Pessoal. João se referiu a essa presença individualizada do filho de Deus como “a luz verdadeira, que ilumina todo homem que vem ao mundo”. O Cristo Pessoal é o seu Instrutor Interno, seu Esposo Divino e melhor amigo, comumente identificado como anjo da guarda. Ele o envolve a cada hora do dia e da noite. Aproxime-se dele e ele se aproximará de você.

Alma. A figura inferior da Imagem é uma representação sua como discípulo na senda da reunião com Deus. Mostra a sua alma evoluindo nos planos da matéria e usando os quatro corpos inferiores como veículos para resgatar carma e cumprir seu plano divino. Os quatro corpos inferiores são o etérico, ou da memória; o mental; o emocional ou do desejo e o corpo físico. A figura inferior está envolta por um tubo de luz, projetado do coração da Presença do EU SOU em resposta ao seu chamado. Esse tubo é um cilindro de luz branca que sustenta à sua volta um campo de força de proteção durante 24 horas, enquanto você mantiver harmonia nos seus pensamentos, sentimentos, palavras e ações.



Mensageiro. Evangelista. Aquele que leva,na presença dos anjos, a boa-nova do evangelho de Jesus Cristo ao povo da Terra e, no momento aprazado, o Evangelho Eterno. Os Mensageiros da Grande Fraternidade Branca são ungidos pela hierarquia como seus apóstolos (“aquele enviado em missão”). Transmitem, por meio de ditados (profecias) dos Mestres Ascensos e pelo poder do Espírito Santo, o testemunho e os ensinamentos perdidos de Jesus Cristo à semente do Cristo, às ovelhas perdidas da casa de Israel e a todas as nações. Um Mensageiro é treinado por um Mestre Ascenso para receber, por vários métodos, palavras, conceitos, ensinamentos e mensagens da Grande Fraternidade Branca; transmite a Lei, as profecias e as graças de Deus a um povo e a uma era. (Ap. 14;6; Mt. 10;6; 15:24; Veja Elizabeth Clare Prophet, O Discípulo e a Senda.)

Mestre Ascenso. Aquele que, por intermédio do Cristo e por assumir a mente que havia em Jesus Cristo, adquiriu domínio sobre o tempo e o espaço. Ao longo desse processo, ganhou mestria sobre os quatro corpos inferiores, os quatro quadrantes da matéria, os chakras e o equilíbrio da chama trina. O Mestre Ascenso também transmutou pelo menos 51% do seu carma, cumpriu seu plano divino e passou pelas iniciações do Raio Rubi e pelo ritual da ascensão – a aceleração pelo fogo sagrado em direção à Presença do EU SOU O QUE EU SOU. O Mestre Ascenso habita nos planos do Espírito, o reino de Deus (a consciência de Deus) e pode ensinar a almas nãoascensas em retiros ou cidades do plano etérico (o reino do céu). (Fp. 2:5.)

REF: http://guardiaesdachama.com.br/

0 comentários: