Subscribe:

terça-feira, 6 de novembro de 2018

benefícios da manga




A manga é uma fruta nativa do sudeste da Ásia e da Índia e hoje é cultivada em climas tropicais em países como Brasil, México, Equador, Peru, Guatemala e Haiti. A sua casca é verde e se torna vermelha e/ou amarela conforme a fruta amadurece, sua polpa é um amarelo intenso, de sabor doce e textura fibrosa, que variam de uma variedade para a outra. A polpa envolve o que chamamos de caroço, onde fica a semente da mangueira. Esse artigo abordará para que serve esta fruta, trazendo uma lista de propriedades e benefícios da manga.

No Brasil temos aproximadamente 10 variedades diferentes. Dentre as mais famosas estão a tommy atkins, a rosa, a espada, a haden, a palmer e a bourbon. Mas no mundo todo são mais de 1600 variedades identificadas, e o país campeão é a Índia, com mais de 1000 variedades cultivadas. Cada variedade apresenta um formato característico, e uma polpa mais ou menos doce, com mais ou menos fibras. Cada unidade pode variar de 100 g até 2 quilos.

Para que serve a manga?
A manga é considerada o “Rei das Frutas” não só pelo seu sabor e sua polpa amarelo intenso mas também por trazer uma série de benefícios à saúde.

Fonte de vitaminas, minerais e fibras, a manga é um alimento versátil e um excelente substituto de refeições intermediárias, dando saciedade com poucas calorias. Ajuda a atingir os níveis diários necessários de micronutrientes e dá mais sabor à dieta.

Pode ser consumida in natura ou usada como ingrediente em diversos pratos, como doces, geleias, sucos, salada de frutas e de verduras ou ainda servida acompanhada com iogurte, mel dentre tantas outras possibilidades.

Quais as propriedades da manga?
Uma porção de 100g de manga fornece apenas 50 Kcal, sendo aproximadamente 13g de carboidratos, 1g de proteínas e não tem quantidade significativa de gordura. Além disso é extremamente rica em fibras, em 100g de manga encontramos 2g de fibras.

Uma manga média pesa em torno de 300 a 400g, por isso uma boa dica é cortar e medir a quantidade por xícaras, assim você consegue ter uma ideia melhor de quanto está ingerindo. Uma xícara de manga picada terá em torno de 150g.

Além disso, a manga não contém sódio nem colesterol e contém uma grande variedade de vitaminas e minerais, entre eles vitamina C, vitamina B6, vitamina A, potássio, cobre e ferro.

Embora a manga seja consumida há séculos em muitos lugares do mundo, pouco se estudou sobre seu valor nutricional. Recentemente, pesquisas já tem demonstrado o grande potencial dessa fruta. Vamos entender porque a manga pode ser chamada de “superalimento”.

Quais os benefícios da manga?
Veremos agora como a propriedades da manga podem ser benéficas para a saúde e boa forma:

1) Ela pode te ajudar a perder peso
Sim, é isso mesmo. Mas frutas não contém carboidratos e engordam? Apesar de conter carboidratos, utilizar a manga como substituto de outras refeições calóricas, como lanches da manhã e da tarde com massas, pães, biscoitos e alimentos gordurosos, é uma excelente estratégia para reduzir o número de calorias ingeridas diariamente. A manga contém, sim, carboidratos, porém tem baixa densidade calórica. Os benefícios da manga para o emagrecimento são os menos compreendidos.

Assim, mesmo comendo uma quantidade razoável, que leva à saciedade, a quantidade de calorias ingerida será baixa. Isso ajuda a criar o deficit calórico necessário na queima dos quilos extras.

Um estudo científico publicado em 2008 mostrou que pessoas com sobrepeso que consumiram altas quantidades de frutas diariamente tiveram uma perda de peso maior do que pessoas que não ingeriram ou ingeriram uma menor quantidade de frutas. A perda foi de 300g a mais, a cada 100g de frutas consumidos por dia.

Além disso, a manga é uma fonte rica em fibras, que dão saciedade por aumentar o tempo de esvaziamento gástrico. Uma das fibras presentes na manga é a pectina, uma fibra solúvel capaz de diminuir a absorção de açúcar e colesterol.

Pesquisas realizadas na Austrália indicaram que comer a manga com a casca pode melhorar ainda mais seus resultados. Fitoquímicos presentes apenas nessa parte da fruta indicaram inibir o crescimento de células adiposas humanas.

2) Ela protege contra o câncer
Pesquisadores do Texas, nos Estados Unidos, estudaram 5 variedades de manga em laboratório e identificaram que extratos da fruta, contendo polifenóis, foram capazes de inibir o crescimento de células de câncer de cólon e mama sem afetar células saudáveis. Mais pesquisas são necessárias, para validar os resultados, porém a fruta já apresenta potencial anticancerígeno.

A pectina também é um componente da manga capaz de prevenir contra o câncer de próstata.

3) Ela ajuda no controle do diabetes
A manga tem um baixo índice glicêmico, que é a velocidade com que os carboidratos de determinado alimento são absorvidos e disponibilizados na corrente sanguínea na forma de glicose. Isso é um fator importante por não induzir picos de glicemia e insulina e poder ser uma ótima fonte alimentar para pessoas com diabetes.

Além disso, as fibras presentes na manga também auxiliam no retardo da absorção dos carboidratos dos alimentos e na redução das concentrações de açúcar no sangue.

As folhas da mangueira tem mostrado ação contra o diabetes, ajudando no controle dos níveis de insulina. Para isso basta ferver 5 ou 6 folhas e deixar em repouso durante a noite para então filtrar e tomar pela manhã.

4) Ela faz bem para a visão
A manga é uma excelente fonte de vitamina A. Uma porção de 1 xícara de manga picada contém 25% da quantidade diária recomendada de vitamina A. Essa vitamina, também chamada de retinol, é fundamental para uma boa visão e previne a cegueira noturna.

Além disso contém zeaxantina, um carotenoide que previne a degeneração da mácula ocular, uma doença associada à cegueira na velhice.

5) Ela controla o colesterol
Os altos níveis de vitamina C, pectina e outras fibras da manga, auxiliam a reduzir a absorção de colesterol dos alimentos e a baixar seus níveis no sangue. Além disso, o potássio ajuda na saúde do coração e dos vasos sanguíneos

6) Ela melhora o seu sistema imunológico
Uma xícara de manga picada fornece nada mais nada menos que aproximadamente 70% das necessidade diárias de vitamina C e 25% de vitamina A.

Essas duas vitaminas garantem o bom funcionamento do sistema imunológico, atuando na defesa contra infecções, gripes e resfriados e manutenção geral da saúde.

A vitamina C ainda é um potente antioxidante, combatendo câncer, o envelhecimento e ajudando na integridade dos vasos sanguíneos.

A vitamina A também contribui para a saúde da pele e das mucosas, primeira fonte de defesa contra os mais diversos tipos de infecções.

7) Ela ajuda a regular seu intestino
A alta concentração de fibras da manga promove o bom funcionamento do intestino, sendo substrato para micro-organismos “do bem” da flora intestinal. Uma alimentação rica em fibras evita as sensações de inchaço, desconforto e até mau humor causadas pela constipação.

Aqui uma observação é importante: sempre prefira o consumo da fruta ao invés do suco, pois o suco não contém as mesmas quantidades de fibras. Como você já percebeu, alguns dos importante benefícios da manga estão relacionados à quantidade de fibras da fruta.

8) Ela contém outras vitaminas e minerais essenciais
Além das vitaminas C e A já citadas, a manga possui também:

vitaminas do complexo B (B1, B2, B3 e B6), que são fundamentais para as reações metabólicas que produzem energia para o corpo todo;
vitamina E, um potente antioxidante, que protege contra os danos dos radicais livres e diversas doenças decorrentes deles, assim como o envelhecimento precoce;
ácido fólico, que é essencial para o desenvolvimento do feto durante a gravidez, além de prevenir uma série de doenças entre elas o mal de Alzheimer, hipertensão e derrame;
potássio, que atua no balanço eletrolítico do corpo como um todo, nas transmissões nervosas, assim como no bom funcionamento dos músculos esqueléticos e do coração. Além disso minimiza os efeitos danosos do excesso de sal da alimentação;
cobre, essencial para a fixação do ferro na hemoglobina sanguínea e com isso o transporte de oxigênio para todas as células do corpo.
Esses elementos estão disponíveis na manga em quantidades menores, porém a sua ingestão diária vai ajudar a atingir as quantidades necessárias de cada um deles em conjunto com a inclusão na alimentação de outros alimentos saudáveis.

9) Ela deixa a pela mais bonita
Essa extensa combinação de vitaminas e minerais já seria suficiente para dizermos que a manga é uma excelente aliada da pele. Entretanto, além do benefício da manga como alimento, ela ainda pode ser aplicada diretamente na pele.

Basta cortar em pedaços finos e aplicar sobre a pele por 10 a 15 minutos, isso vai desobstruir os poros, refrescar a pele e ainda ajudar na prevenção da acne.

10) Ela contém antioxidantes
Além das vitaminas C e E, que são antioxidantes poderosos, a manga contém outros carotenoides e polifenóis que combatem os radicais livres no organismo, protegendo contra doenças, o envelhecimento, auxiliando na recuperação física pós atividade física dentre tantos outros benefícios que os antioxidantes têm para a saúde.

Dicas de como selecionar as melhores mangas
Quando está madura, a manga tem um cheiro adocicado, porém se o cheiro for de produtos fermentados então ela já passou do ponto. Escolha mangas com a casca firme mas ligeiramente macias quando apertadas suavemente. Quando apertada, a casca não pode romper, nesse caso ela já estará madura demais.

A cor da casca também é um indicativo se a manga está no ponto certo para ser consumida, ela deve ter começado a mudar da cor verde para o amarelo ou vermelho. Se houver muitas manchas pretas, também é um indicativo que ela já amadureceu muito. Se você desejar acelerar o amadurecimento de uma manga basta embrulhá-la em papel junto com uma outra manga já madura e observar até que chegue no ponto ideal.

Cuidados ao consumir a fruta:
Vale lembrar que para ter os benefícios da manga de forma integral, o ideal é consumir a fruta ou algum tipo de receita feita de forma caseira.
Pessoas que têm alergia ao látex, pode também ter reação alérgica à manga. Isso porque ela contém um composto chamado urushiol que leva à chamada dermatite de contato induzida por urushiol. O maior risco está na casca e na seiva da planta.
Alguns produtores colhem a manga ainda verde e forçam sua maturação utilizando carboneto de cálcio, uma prática proibida em muitos países. Apesar das controvérsias, este composto é potencialmente tóxico aos seres humanos. Assim, as opções de procedência confiável e orgânicas são as melhores escolhas.



Leia mais https://www.mundoboaforma.com.br/10-beneficios-da-manga-para-que-serve-e-propriedades/#CpxHwMS9YgTDI0rh.99

0 comentários: