Subscribe:

quarta-feira, 11 de julho de 2012

O cérebro humano Parte 1 - O êxtase neuronal

Me desculpe a opinião de cientistas que acreditam que seja um produto do cérebro ou mesmos espiritualistas, que acreditam que a -consciência - é um fenômeno independente da matéria, temos q admitir que ela só exista utilizando como base operacional o cérebro físico.

Esta máquina incrivelmente fantástica dotada de cerca de 100 bilhões de "microchips", os neurônios, ainda é um grande mistério. Apesar das pesquisas feitas pela neurociência, neurobiologia, neurologia, sabe-se muito pouco acerca de seu funcionamento dinâmico.
Tomando como base o funcionamento energético do cérebro podemos analisar e especular, como o espectro da consciência surge com suas variadas "faixas" cognitivas.

Ciclotimia dos estados cerebrais

O cérebro por completo funciona em um ciclo energético de 90 minutos e promove um fluxo de energia neuroelétrica. De um modo geral, esse ciclo ritmado de 90 minutos que oscila por entre vários estados de consciência, determina padrões de frequências cerebrais. Originalmente esse ciclo acontece nas frequencias BETA (15-30 Hz) relacionando com a virgília física ordinária, seguido pela frequência ALPHA ( 7-14Hz) que promove um relaxamento suave, THETA (3-7 Hz) frequencia relacionada com o sono leve e (DELTA 1-3 Hz) responsável pelo sono profundo. Esse ciclo acontece iniciando na frequência BETA perpassando todos as outras e retornando de novo ao BETA, nestas variações podem ocorrer também inúmeras  nuances perceptivas e estados de consciência. Podem ocorrer interrupções no ciclo dos 90 minutos forçando-o a ciclos menores nos quais as atividades THETA e DELTA não são desenvolvidas adequadamente ou usadas minimamente. Essas alterações podem ocorrer de modo geral ou impulsionadas por algum vício.
Um exemplo disso dado pela norte americana Patrícia leva "....Durante o processo de desintoxicação, alcoólatras dizem que não se sentem descansados após oito horas de sono. Isto acontece pois os mesmos condicionaram seus cérebros a ficar primariamente em Alpha. Tal fato é comprovado nas leituras pelo EEG. Um EEG é um equipamento que mapeia gráficos a partir da leiturados movimentos elétricos do cérebro. A redução de stress, de ansiedade e aumento da relaxação são os resultados de estimulação prolongada do estado alpha no cérebro procurados pelos alcoólatras quando bebem."
Alterações e flutuações de ciclos de 90 minutos promovem distorções e deformação na forma senoidal do padrão de onda que representa a consciência. Desta forma a noção de realidade será estreita e limitada. Ao que tudo indica, cada pessoa está sincronizada no seu próprio ritmo, e possui a sua forma de onda que define seu status de consciência.

Coerência Cerebral  X  Incoerência cerebral.

É o fluxo de energia o fator que determina as alterações de consciência. O estado BETA por exemplo, que define o estado acordado, consiste em um padrão neuro-elétrica aleatória e incoerente. Isto pode ser observado, atráves de mapeamento cerebral e gráficos pelo EEG (eletroencefalógrafo). Sendo assim, quando se usa apenas o estado BETA na realidade desperta, essa incoerência energética nos levará a compor um modelo de realidade desorganizada e "pálida". Neste estado funcional BETA dificilmente o cérebro funcionará em sincronia.
Um outro pesquisador o Richard Gerber M.D, aborda a importância de se conhecer as diferenças entre consciência coerente e incoerente e seus potenciais." Consciência coerente e focada, podem ter qualidades similares as referências coerentes de um raio laser usado em displays e decodificadores de hologramas convencionais. Luz comum de lâmpadas incandescentes é conhecida como luz incoerente. Luz incoerente se move aleatoriamente, com ondas de luz viajando caoticamente em todas as direções. A média do pensamento humano é incoerente e aleatória.
O laser ou luz coerente é altamente concentrada, com todas as ondas de luz viajando cadenciadas, como soldados marchando em uma parada. Se a energia produzida por uma lâmpada incandescente fosse transformada em coerente , o raio laser resultante provavelmente queimaria e faria um buraco numa placa de aço. Podemos extender esta analogia para a produção de atividades de pensamentos coerentes.( como reflexo do aumento de onda coerente no cérebro).
Além disso, por ser altamente concentrada e ordenada, a luz coerente pode também decodificar hologramas. Existem algumas evidências que sugerem que o aumento da coerência da atividade de onda cerebral pode estar associada com outros eventos psíquicos como psikocinese e visão remota.. Estudos científicos com praticantes de meditação transcendental tendem a confirmar a hipótese da "coerência". Meditadores que meditam várias horas demonstram padrões de ondas cerebrais com aumento de coerência energética durante os processos meditativos.. A chave principal aqui é que a consciência coerente pode disponibilizar propriedades as quais vão além da consciência desperta ordinária. O ingresso do pensamento aleatório e incoerente para consciência coerente pode ser como uma transição poderosa de uma lâmpada incandescente para uma energia brilhante de um raio laser. Alcançando este nível de altíssimo foco de lucidez, nós podemos ser capazes de instalar normalmente o inconsciente ou as habilidades humanas latentes. Alcançando este estado tão especial de consciência talvez poderemos acessar níveis hierárquicos de informação abarcadas dentro da estrutura da matéria, dos campos de energia e do espaço propriamente dito. A Lucidez humana expandida talvez seja a mais importante ferramenta para explorar o universo holográfico e o ser humano multidimensional."
O cientista Richard Davidson monitorou monges e lamas com 256 sensores distribuídos na cabeça dos participantes para saber o que aconteceria com os padrões de onda cerebrais. Durante os experimentos o pesquisador verificou um aumento significativo de ondas GAMMA , que surge normalmente surge em momentos fugazes do indivíduo. As ondas GAMMA são ondas velozes e de alta frequência (20-60Hz ) e são responsáveis por momentos de alta criatividade, alta concentração , abstração e experiências parapsíquicas, nas quais o senso de limitação do Ego é limitado. Geralmente essas ondas são restringidas temporariamente no cérebro, mas nos monges acontece que essa energia são irradiadas por todo o cérebro provocando uma coerência energética por todo o órgão. Bem antes do experimento o pesquisador já havia percebido uma variação das atividades GAMMA intensa fora do "normal".
Alguns cientistas acreditam um outro papel para as frequências GAMMA que seria de integrar variadas informações oriundas de diferentes áreas cerebrais, definindo assim os conteúdos da consciência. O Dr. Ulrich Kraft exemplifica isso muito bem em seu recente artigo: "Quando tomamos um cafezinho, o que percebemos conscientemente é a impressão geral - os componentes isolados são processados pelo cérebro em diversas regiões. Uma reconhece a cor preta, outra identifica o aroma típico, uma terceira, a forma da xícara e assim por diante. Mas não se descobriu até hoje que área cerebral junta todas as peças desse quebra-cabeça. Por isso, os estudiosos da consciência supõem que os neurônios envolvidos se comuniquem por intermédio de uma espécie de código identificador - a freqüência gama.
Quando as células nervosas para "preto", "aroma" e "xícara" vibram juntas a uma freqüência de 40 hz, o cafezinho surge diante do nosso olho interior. De acordo com essa tese - e diversos experimentos parecem confirmá-la -, as ondas gama constituiriam, portanto, um tipo de freqüência superior de controle que sincronizaria e reuniria regiões diversas, espalhadas por diferentes partes do cérebro.
Isso explicaria por que a meditação é tida como um caminho para alcançar outros estados de consciência. Em condições normais, as oscilações gama extremamente coordenadas que Davidson observou nos monges jamais ocorreriam. Se todos os neurônios vibram em sincronia, tudo se unifica, já não se distingue nem sujeito nem objeto. E essa é precisamente a característica central da experiência espiritual.
O funcionamento sincronizado promovido pelas frequências GAMMA no cérebro promove um verdadeiro "Nirvana Cerebral" , no qual o cérebro se reorganiza para uma expressão de consciência muito mais ampla e dinâmica, sendo essa portanto uma hipótese que explicaria as experiências de iluminação espiritual.

Descubra mais sobre o Cérebro clicando AQUI


                    http://hypescience.com/26362-consciencia-cerebro/ 
                    http://forum.consciencia.org/index.php?topic=344.0 

0 comentários: