Subscribe:

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Qual a inter-relação entre o "misticismo e o Esoterismo"

                        



"O místico é aquele que aspira a uma união pessoal ou a unidade com o Absoluto, que ele pode chamar de Deus, Cósmico, Mente Universal, Ser Supremo etc. (Lewis, Ralph M)"



Muitas pessoas me perguntam qual a diferença entre o Mistcismo e o Esoterismo.

Misticismo:

Uma definição de misticismo não poderia ser ao mesmo tempo significativa e de abrangência suficiente para incluir todos os tipos de experiências que têm sido descritas como "místicas".
Por definição natural, misticismo é a prática, estudo e aplicação das leis que unem o homem à Natureza e a Deus.

Desta forma, a mística se distingue da religião por referir-se à experiência direta e pessoal, com a divindade, com o transcendente, sem a necessidade de intermediários, dogmas ou de uma teologia.
                            

Esoterismo X Exoterismo:

Existem duas espécies de conhecimento: esotérico e exotérico. O termo "exotérico" (antônimo de "esotérico", apesar de ter a mesma pronúncia) se refere ao ensinamento que nas escolas da Antiguidade grega era transmitido ao público sem restrições, por se tratar de ensinamento dialético, provável e verossímil. O conhecimento exotérico ou conhecimento do mundo exterior é aquele que percebemos através dos sentidos físicos.

Helena Blavatsky, que é considerada a criadora da moderna Teosofia, dizia que o termo "esotérico" refere-se o que está "dentro", em oposição ao que está "fora" e que é designado como "exotérico". Aponta o significado verdadeiro da doutrina, sua essência, em oposição ao exotérico que é a "vestimenta" da doutrina, sua "decoração". Também segundo ela, todas as religiões e filosofias concordam em sua essência, diferindo apenas na "vestimenta", pois todas foram inspiradas no que ela chamou de "Religião-Verdade".


O Místico é o estudioso que aplica o que conhece, pois tem noção dos efeitos de não agir conforme o seu saber interior. É importante ressaltarmos que saber é a origem e o principio da palavra sabedoria. Muitas pessoas são ávidas de ensinar sem terem a mínima noção do que estão falando. Seguem valores dos outros que, invariavelmente, são manipuladores de mentes.

                                   


O sábio só o é porque aplica o seu conhecimento. A sabedoria vem do conhecimento aplicado. Os nossos valores são, essencialmente, como a própria palavra já diz, oriundos de nosso interior e de tudo aquilo que gostamos e apreciamos.
A ciência consegue explicar como o mundo funciona, mas não ajuda o ser humano a encontrar um significado para sua vida.

O conhecimento esotérico é "voltado para dentro", o conhecimento das verdades eternas e puras. Não procura entender como as coisas funcionam, mas, praticamente, só porque é que elas existem.
Portanto, a diferença fundamental entre o ser humano místico e o esotérico é que um estuda as causas, o outro se deslumbra e aceita o efeito... Portanto é fundamental saber entender e diferenciar uma definição da outra.

Esotérico significa "interior", porém interior sem conhecimento. Muitas pessoas são consideradas conhecedores dos outros campos de energia, mas não conseguem ser sábios, pois apenas são veículos de passagem de energia ou médiuns, como queiram.

Em minha vida já trilhei vários caminhos. Posso, hoje, entender a diferença entre Filosofia de Vida e Religiões. Parece ser a mesma coisa para quem não conhece em profundidade cada uma destas práticas, mas em verdade se trata de opostos. Um, para existir, precisa de sua mente obtusa, outro de sua mente aberta, pesquisadora e clara. Não posso ser uma coisa apenas porque é bom ou porque sigo os outros. Preciso efetivamente entender o que é bom e recomendável para mim.

Religião é seguir homens. Filosofia de Vida é seguir a si próprio sem medo e sem temor. Obviamente é mais difícil encontrar e escolher uma filosofia de vida que nos agrade, porém, sempre o que é mais fácil é menos recomendável.
   Sou o que admito ser.

                                      

Serei amanhã o fruto dos pensamentos e decisões que tomo hoje. Jamais posso querer ser uma pessoa de sucesso se renego o meu trabalho. Jamais terei uma empresa profícua se o que penso sobre ela é vendê-la. Jamais terei uma vida feliz se convivo com uma pessoa que não suporto, mas que me dá apenas e tão somente segurança financeira. Jamais terei um dia feliz se a minha vida é pautada por atitudes e momentos supérfluos.
Assim, não adianta reclamar da vida que levo hoje achando que deus me abandonou. A minha vida atual foi construída em minhas atitudes tomadas ontem. Se preciso mudar, tenho EFETIVAMENTE QUE CRIAR NOVOS VALORES E SUCESSIVAMENTE NOVAS ATITUDES.

O que não é meu pertence ao outro. Renegar o sentido de propriedade faz com que a nossa se torne frágil, definhe e tenha fim incerto.

O medo acoberta todas as nossas futuras vitórias. Ensinar medo a um filho é a pior atitude que um pai ou uma mãe podem ter. O filho fica inseguro para agir e isso ele vai carregar pelo resto de sua vida. A probabilidade que a droga seja sua companheira é enorme.

Ora, se a vida é superar obstáculos, como posso esperar que meu filho saiba decidir o seu futuro, se hoje prego e ensino o medo? Será um robô esperando comando e que tudo caia do céu como obra de um deus que é pai. Cuidado com esta afirmação de deus que é pai. Ela se torna uma bengala...

Se te faz bem acreditar nisso, nada posso fazer. Pelo menos inicie uma pesquisa na busca de SUA VERDADE.

Diferença? Quase nenhuma !

Sei que nos veremos.

Ref:

 https://pt.wikipedia.org








0 comentários: