Subscribe:

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Benefícios do mamão







O Mamão é uma das frutas mais saudáveis ​​no mundo. além de ser completo, saborosa e saudável, oferece inúmeros benefícios à saúde. O Mamão é geralmente consumido no café da manhã ou como lanches à noite, e ainda é uma rica fonte em antioxidantes, vitaminas, minerais e várias enzimas digestivas que ajuda no desenvolvimento do corpo. O Mamão tem uma grande variedade de usos e é geralmente utilizado para fins medicinais e culinária. Vamos ver os benefícios nutricionais do mamão.

VALOR NUTRICIONAL DO MAMÃO: O Mamão contém uma grande quantidade de nutrientes nomeadamente vitaminas, minerais como Riboflavina, Cálcio, Fósforo, Ferro, Potássio, Vitamina C, Vitamina E. Ele fornece cerca de 40 calorias de energia para 100gms. O Mamão é uma boa escolha, pois fornece uma grande quantidade de nutrientes com poucas calorias.

Porém, além de gerar grandes benefícios a partir de seu consumo, ela também pode ser utilizada diretamente sobre o local que se quer afetar, conseguindo benefícios variados de acordo com o uso e a combinação de ingredientes. Veja alguns dos usos possíveis:

1. O mamão papaia possui propriedades curativas e cicatrizantes, que ajudam na reconstituição das células da pele, podendo ser aplicado sobre arranhões, feridas e cicatrizes.

2. Serve como um creme antienvelhecimento natural, por sua ação antioxidante, podendo ser usado no corpo todo.

3. Amassado e misturado a açúcar cristal, funciona como um esfoliante nutritivo.

4. Ajuda a abrir poros entupidos, além de combater acne e espinhas.

5. Acelera a cicatrização de queimaduras.

6. Xampus com mamão ou papaína em sua composição são ótimos no controle da caspa.

7. Por ter baixa concentração de sódio, impede a retenção de líquidos, melhorando a hidratação da pele (e do corpo como um todo).

8. Aplicar mamão amassado no rosto reduz espinhas e manchas, além de uniformizar o tom da pele (do rosto e do corpo).

9. Mamão amassado também é útil para hidratar calcanhares rachados ou ressecados.

10. Ele também é um auxiliar no tratamento de micoses de pele.

11. Fazendo uma pasta de mamão e mel, tem-se um fantástico hidratante para o rosto.

12. Se a pasta for feita com mel e farinha de arroz, o creme dará um ótimo firmador para a pele (que deve ser aplicado três vezes por semana, durante 20 minutos).

13. Mamão papaia também é um grande auxiliar para amenizar olheiras. Basta misturá-lo com leite e aplicá-lo no local, deixando por alguns minutos.

14. Misturado a iogurte, mel, suco de limão e clara de ovo, o mamão se transforma em uma máscara de clareamento, que deve ser mantida no rosto por 20 minutos, e seguida de um protetor solar.

15. A ingestão diária de mamão previne queda de cabelo e afinamento dos fios, fortalecendo o cabelo desde a raiz e estimulando o crescimento.

16. Aplicado no cabelo, ajuda a limpar o couro cabeludo, além de dar mais brilho e vida aos cabelos.



Quais são os benefícios das sementes de mamão?


Combatem parasitas

As sementes são ricas em papaína, uma enzima proteolítica capaz de livrar nosso corpo da presença de parasitas. Ela ajuda a manter altos os níveis de enzimas digestivas na dieta, normalizando e fortalecendo o ambiente do trato gastrointestinal e tornando-o inóspito e menos propício à aparição e instalação de vermes e bactérias.

Outro componente importante das sementes é a carpaína, substância que comprovadamente pode matar vermes parasitas e amebas. Estudos demonstraram que beber uma batida de sementes de mamão por sete dias ajudou crianças infectadas na Nigéria a se livrar de parasitas em um 75%.


Melhoram a circulação sanguínea

As sementes de mamão contam com propriedades desintoxicantes que são especialmente benéficas para “limpar” o fígado. Comer uma pequena quantidade delas todos os dias pode ajudar não só a ter um fígado mais saudável, mas a tratar doenças como a cirrose.

Um remédio natural amplamente usado no tratamento desta doença é ingerir as sementes trituradas ou amassadas em um pilão, misturadas com uma colher de sopa de suco de limão fresco. A recomendação é fazer isso duas vezes ao dia, por um mês.

Lembre-se de consultar com seu médico sobre a ingestão das sementes, caso já estiver fazendo tratamento para a cirrose.

Protegem contra o câncer

A papaína presente nas sementes de mamão é capaz de dissolver a camada de proteínas que se forma em volta das células cancerígenas, ajudando o sistema imunológico a destruí-las com mais facilidade.

Elas também contêm antioxidantes que ajudam a combater o câncer, fortalecendo as enzimas protetoras e estimulando a atividade anti-metástase. Além disso, as sementes possuem um composto chamado benzil isotiocianato, capaz de inibir a formação e o desenvolvimento das células cancerígenas, sendo importante na luta contra vários tipos de câncer, como o de mama, pulmão, cólon, pâncreas, próstata e leucemia.

Melhoram a circulação sanguínea

A fibrina é a substância presente nas sementes de mamão que ajuda a estimular a circulação sanguínea no organismo. Ela é capaz de reduzir o risco de formação de coágulos e melhorar a qualidade das células, contribuindo para manter um bom fluxo de sangue no sistema circulatório. Acredita-se que a fibrina também possa reduzir o risco de derrame.

Enzimas proteolíticas que contêm fibrina são especialmente úteis para pessoas que passam grande parte do dia sentadas, já que promovem a circulação nos membros inferiores e previnem a formação de coágulos. Elas também ajudam quem costuma passar muitas horas sentado em aviões. Dessa forma, quem tem problemas circulatórios pode se beneficiar muito adicionando estas poderosas sementes à dieta.

Possuem propriedades antibacterianas e antivirais

As substâncias e enzimas presentes nas sementes de mamão atuam como agentes virais que são capazes de tratar e curar diversos tipos de infecções. Elas são, por exemplo, comumente usadas na Costa Rica há anos no tratamento da dengue.

Além disso, estudos mostram que consumir sementes de mamão pode combater e matar bactérias famosas como a Escherichia coli, mais conhecida pela abreviação E. coli, estafilococos e salmonella. Elas também podem ser usadas como um tratamento eficaz para intoxicações alimentares.

Como consumir as sementes de mamão?

Depois de cortar o mamão pela metade, tire as sementes usando uma colher grande. Elas estão presas em uma substância gelatinosa que pode ser retirada passando-as em água corrente. Elas são um pouco amargas e possuem um sabor levemente apimentado.

As sementes podem ser consumidas puras, da forma como foram retiradas do mamão, ou adicionadas a molhos, saladas e sopas. Outra opção é fazer batidas misturando-as com outras frutas. Elas também podem substituir bem a pimenta do reino em qualquer prato.

Ref: https://melhorcomsaude.com
http://www.saudedica.com.br

0 comentários: