Subscribe:

sexta-feira, 4 de março de 2016

A noite escura da alma – O caminho para a evolução






Com certeza você já viveu épocas em que tudo que pode dar errado, acaba dando errado. Isso é o que se chama de Noite Escura da Alma.
Um período de atribulações, reveses, frustrações e impedimentos diversos às suas investidas. Mas o que a maioria das pessoas não consegue perceber é que vivenciar um momento desses não é uma maldição, pelo contrário,trata-se de uma verdadeira benção.
Sensação de fundo do poço
Quando sua vida parece ter atingido o fundo do poço, esse é o momento da Noite Escura da Alma.
Sua vida literalmente quebra financeiramente, mentalmente e fisicamente.
Seus relacionamentos acabam ou você se sente abandonado pelo seu círculo de amigos. Sua saúde fica constantemente comprometida e, em alguns casos, até mesmo um acidente razoavelmente grave pode ocorrer.
A Noite Escura da Alma é um período em que você sofre um bombardeio intenso de situações adversas e que o leva a refletir “por que isso está acontecendo comigo?”.
O Processo de Depuração
A primeira atitude que normalmente você tem é sentir ódio contra aqueles que contribuíram (ou acredita que contribuíram) para a sua Noite Escura da Alma.
É um período em que você pode questionar o Criador, seus guias espirituais e anjos da guarda, acusando-os de terem falhado com você. Em casos mais agudos, esse sentimento pode criar uma espécie de ressentimento com Deus, o que aprofundará seu senso de isolamento no mundo, acreditando-se um órfão da Divina Providência.
É comum que a ideia de não merecimento tome conta de você durante a Noite Escura da Alma. Mas, na verdade, não se trata nada disso.
Mais a frente, você eventualmente descobrirá que precisava experimentar todas aquelas situações adversas e restritivas, a fim de crescer espiritualmente.
“Não há tomada de consciência sem dor. As pessoas farão qualquer coisa, não importa o quão absurda, para evitar enfrentar a própria alma. Não se torna iluminado imaginando figuras de luz, mas vivendo conscientemente a escuridão”
Carl Jung
Com o tempo, você vai acabar se rendendo e seu Ego (que bate o pé e acusa) vai ceder ao sentimento de que, seja lá o que o Universo esteja preparando para você, a questão é confiar no fluxo e deixar as coisas nas mãos de Deus.
É nesse momento que começa o ponto de virada, quando você encontra motivação, forças e recursos para levantar do fundo do poço e começar a escalá-lo em direção à luz. Aqui começa o processo de depuração.
Existe uma regra na 3ª dimensão que é um pouco indigesta, mas que não podemos fugir dela: não há tomada de consciência sem dor!
Quando encarnamos nesta dimensão, já sabemos de antemão que as coisas aqui funcionam por contraste e que, portanto, a luz só virá vivendo as trevas em toda a sua extensão e profundidade.
O seu Contrato de Alma – Guias e Anjos da Guarda
Antes de encarnar você assumiu alguns contratos de alma que envolveu todos aqueles que contribuíram e contribuem para a sua jornada dentro da Noite Escura da Alma.
Quando você estava no Além, consciente e planejadamente escolheu (sob critério do seu Espírito e não do seu Ego) as pessoas que o ajudam a crescer espiritualmente – muitas delas são seus inimigos mais ferrenhos!
Algumas dessas pessoas podem ser velhas companheiras de aventuras e desventuras, outras podem ter sido relações cármicas que necessitam ser agora resolvidas.
Embora a Noite Escura da Alma nos deixe com a sensação de abandono cósmico, saiba que seus guias e anjos da guarda estão sempre com você.
Por mais que eles queiram vê-lo feliz, eles sabem que você precisa passar por algumas experiências a fim de crescer espiritualmente. Eles não interferirão no sentido de quebrar o contrato de alma.
Preservarão cada cláusula e o assistirão em todos os momentos. Todos os dias, você está sendo guiado na direção certa para cumprir seu propósito de vida e que a orientação inclui experimentar a Noite Escura da Alma em certas épocas da vida.
Uma Benção Disfarçada
A verdadeira bênção da Noite Escura da Alma é a limpeza espiritual que é operada em você.
Quando você tiver atingido o seu ponto mais baixo nesta encarnação, isso significa que começou a encontrar seu verdadeiro caminho.
Deve dizer a si mesmo, “Parabéns!” Deste dia em diante, sua vida vai tomar um novo significado assim que começar a entender por que tudo tinha que acontecer do jeito que aconteceu.
Uma vez que você começar a escalada para fora do poço, vai ganhar uma nova perspectiva e apreciação de que você tinha de passar por essas experiências e tal compreensão vai ampliar exponencialmente o seu progresso espiritual.
Normalmente, muitas pessoas experimentarão uma redução no seu Ego durante a Noite Escura da Alma.
Para muitos, esta pode ser uma experiência até humilhante, uma vez que as definições sociais e de status que seu Ego apresentava como nobres credenciais terão se esfacelado com o processo da Noite Escura da Alma.
A perda de status econômico, profissional, relacional é uma das dores mais intensas vividas para a redução do Ego. Pois somente assim, a pessoa será capaz de perceber que somos seres espirituais vivendo uma experiência humana, e não nossos títulos e papéis sociais.
Somente quando perdemos nosso Ego é que podemos nos conectar com nossa real essência espiritual, pois deixamos de nos definir como quer a sociedade e nem mais somos presas das ganâncias e objetivos materialistas do Ego.
Abandonando as máscaras sociais do Ego
Ironicamente, muitas pessoas só atingem uma boa posição social e status financeiro depois desse processo de perda do Ego.
Daí as conquistas, mesmo as materiais, vêm com facilidade pois são agora dádivas da espiritualidade e não requisições do Ego.
Então surge um sentido profundo de gratidão por tudo o que se tem e a satisfação de compartilhar sua prosperidade material com os demais.
Mesmo que a pessoa atinja um bom nível econômico, fica para ela a sensação do quão pouco realmente se precisa para ser feliz!
Mas o aspecto mais importante adquirido com o processo da Noite Escura da Alma é a ligação que recebemos através da nossa transformação da consciência. É como se lhe fosse dado um novo sopro de vida. Você para de culpar outras pessoas e começa a olhar para dentro em busca de respostas. Deixa a culpa e a substitui pelo senso de responsabilidade.
Abandona a posição de vítima e torna-se proativo, assumindo a responsabilidade pelos resultados que obtém na vida.
Você aprende perdão e gratidão. Você percebe profundamente que precisava ter vivido essas experiências adversas, a fim de obter uma nova direção que irá facilitar a conquista do seu crescimento e propósito espiritual.
Se você está vivendo a Noite Escura da Alma
Saiba que, por mais escuros que sejam os momentos que vive atualmente, você está prestes a encontrar à sua frente dias de grande felicidade.
Tudo o que tem a fazer é confiar no processo, entregar nas mãos do Universo e saber que está sendo guiado da melhor forma possível para o seu propósito de vida.
O caminho do volta da crise
Olhe para trás, para o ponto onde tudo começou a se desestruturar.
Olhe quem você era, o que possuía e quais eram seus relacionamentos. Compreenda que o tempo daquilo tudo já passou, que cada coisa ou pessoa que se foi cumpriu o seu papel da melhor forma possível e que, agora, não cabem mais na nova fase que virá. Aprenda a desapegar-se do passado, perdoar e agradecer por tudo de bom e ruim que o trouxe até o presente momento.
Não tente forçar quaisquer mudanças, pois elas acontecerão assim que você estiver pronto. As vezes, durante a Noite Escura da Alma, a melhor coisa a se fazer é viver o agora. Deixar de remoer o passado e de se preocupar com o futuro.
A melhor maneira de encarar a Noite Escura da Alma é compará-la a uma borboleta. Antes de sua noite escura, você era uma lagarta lenta que estava limitada a uma pequena área por causa de sua falta de mobilidade.
Você não percebia o quanto mais era capaz de fazer até que você entrou no seu casulo, a Noite Escura da Alma. Uma vez que você sai do seu casulo, você transforma-se em uma linda borboleta, cujos limites agora são ilimitadas!
Nessa analogia, o casulo é o momento em que você decide não fazer “nada” exceto ir para dentro de si. Se você hoje se reconhece vivendo a Noite Escura da Alma, isso quer dizer que está à beira de passar por uma transformação espiritual, então vai abrir mão de seu ego, render-se ao Universo e, em breve, você vai estar abrindo suas asas em um belo voo!

0 comentários: